Amor | Histórias Virtuais | Amizade | Aniversário |Mensagem Religiosa | Frases  |Agradecimento| Poesias

 

Cartões Virtuais

Amor
Amizade
Aniversário
Agradecimento
Perguntas (Novo)
Histórias de amor
Frases
Religioso
Diversos (Breve)

Dias da semana

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo

Saudação

Bom dia
Boa tarde
Boa noite

Poesias Rosa Cândida

Saudades
Paralelas
Como respiras
Estou despida

Hoje

Espaço Místico

Mitologia (Dicionário)

Religião e Seitas

Numerologia
Cromoterapia
Fitoterapia
Quirologia
Biodança
Cristais
Sonhos
Nomes
Velas
Tarô
Lua

Sites de utilidade pública

Domínio Público
Receita Federal
DETRAN RJ
INMETRO
ANATEL
ANVISA
IBAMA
ANEEL
INCRA
INSS
MEC

 

Mitologia

É a história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus, terras, sol e lua. É o conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que tinham nas mãos o destino dos homens e regiam o mundo.

Recomende este "Site" para seus amigos das Redes Sociais.

 
 
 
 
 

DICIONÁRIO DE MITOLOGIA

Acrísio - Rei de Argos, filho de Abante. Foi morto por seu neto Perseu, como predissera o oráculo.

Afrodite - Nome grego de Vênus (ver Vênus)

Aglaia - Uma das três Graças, filha de Júpiter (Zeus) e Eurínome.

AIX - Cabra tão horrenda que os Titãs, não querendo vê-la, pediram a sua mãe Terra (Gaia) para escondê-la. Terra a enviou para Creta e, graças a isto, mais tarde viria a amamentar Júpiter (Zeus) quando este era criança. De sua pele, Júpiter (Zeus) fez uma couraça, a Égide. De um de seus chifres, fez a Cornucópia, que ofereceu à Amaltéia.

Alma (Psiquê) - Jovem princesa tão bela que atraia mais multidões do que Vênus (Afrodite). Sofreu duras penas pela Deusa por isso até que casou-se com Amor (Eros) e teve, com ele, Volúpia


Aloídas - Oto e Efialtes, gigantes filhos de Oceano e Tétis. Apaixonados por Diana (Ártemis) e Juno (Hera), planejaram raptá-las amontoando montanhas para chegar ao Olímpo. Foram eliminados pos Apolo quando descubriu seu plano.

Alcioneu - Um dos Gigantes, filho de Terra (Gaia) e do Céu (Urano), foi morto por Hércules quando atacava sua comitiva.

Alcmena - Filha de Electrião, teve Hércules (Héracles) com Júpiter (Zeus).

Amaltéia - Ninfa filha de Melisso, rei de Creta, acolheu Júpiter (Zeus) quando este foi poupado por Cibele (Réia) à voracidade de Saturno (Cronos).

Amazonas - Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso. Apenas uma vez por ano permitiam homens em seu reino, com finalidade única de preservar sua espécie.

Ambrosia - Local onde era armazenado o Néctar dos Deuses. Tornava invulnerável quem a tornava, e o mortal que a tomasse tornaria-se imortal.

Amor (Eros) - Surgido do Caos, junto com a Terra (Gaia), trazia consigo ordem para o Caos. Mais tarde, viveria sob o comando de Vênus (Afrodite) , deusa do Amor e da Beleza. Apaixonando-se por Alma (Psiquê), casaria-se com ela e com ela teria Volúpia.

Andrômeda - Filha de Cefeu e Cassiopéia, foi salva por Perseu quando estava presa em uma rocha para ser sacrificada ante à um monstro do mar. Após sua morte, foi transformada em constelação.

Anfitrite - Uma das Nereidas, filha de Nereu e Dóris, esposou Netuno (Poseidon) com quem teve Tritão.

Apolo - Deus da Luz, filho de Latona (Leto) e Júpiter (Zeus). Diáriamente Apolo transportava o carro do sol (Hélios) para o alto do céu; depois o guardava atrás das montanhas.

Aqueronte - Filho do Sol (Hélios) e da Terra (Gaia), foi transformado em rio e precipitado nos Infernos como punição de uma antiga falha ; tinha fornecido água aos Gigantes quando estes lutavam contra Júpiter. Suas águas são amargas, lodosas e borbulhantes. Transportados pela barca de Caronte, os mortos devem atravessar este rio para atingirem sua morada definitiva.

Ariadne - Filha de Minos, ajudou Teseu no labirinto do Minotauro, oferecendo-o um novelo que ele poderia desenrolar no labirinto afim de poder encontrar a saida depois de matar o minotauro.

Ares - Nome grego de Marte (ver Marte)

Argo - Gigante de cem olhos, filho de Agenor. Após de morto por Mercúrio (Hermes), seus olhos foram postos na cauda do pavão por Juno (Hera).

Arião - Caválo mágico, filho de Ceres (Deméter) e Netuno (Poseidon)

Ártemis - Nome grego de Diana (ver Diana)

Astéria - Filha do titã Ceo e da Titânia Febe, com Perses teve Hécate. Para fugir de Júpiter (Zeus) que lhe cortejava, transformou-se em codorna e jogou-se ao mar. Júpiter (Zeus) em sua homenagem transformou-a em uma ilha chamada Ortígia e mais tarde, quando Apolo nasceu nela, veio a chamar-se Delos

Astreu - Filho dos Titãs, esposou Aurora (Eos) com quem teve os ventos. (Ver Ventos)

Atena - Nome grego de Minerva (ver Minerva)

Atlas - Filho de Iápeto e Clímene, quando os Olímpicos derrotaram os Titãs foi encarregado de carregar o mundo em suas costas para toda a eternidade.

Augias - Rei da Élida, não cumpriu sua palavra para com Hércules (Héracles) durante um de seus 12 trabalhos. Quando Hércules acabou seus trabalhos voltou para matá-lo.

Aurora (Eos) - Filha de Téia e Hipérion, irmã do Sol (Hélios) e da Lua (Selene). Quando a noite acaba, ela aparecia no horizonte, num carro puxado por cavalos de ouro. Vinha anunciar o retorno do Sol (Hélios). Mais tarde, Apolo é quem dirigia o carro pertencente ao Sol (Hélios).

Baco (Dioniso) - Deus do vinho e da embriaguez, da colheira e da fertilidade. Filho de Júpiter (Zeus) e Sêmele.

Bem-aventurados, Ilha dos - Ilha para onde os Heróis iam depois de morrer.

Bóreas - Um dos quatro ventos, filho de Aurora (Eos) e Astreu. Representa o vento do Norte.

Calíope - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Musa da eloquência e da poesia épica.

Campos Elísios - Local paradisíaco para onde eram levadas as almas boas, depois de julgadas. As almas eram acolhidas em meio à festas e danças, perfumes e paisagens encantadas. Neve, tempestade, chuva não se abatiam a esse lugar, eternamente refrescado de suaves brisas.

Cánatos - Fonte na Náuplia, que tinha a propriedade de recuperar a virgindade de qualquer mulher que nela se banhasse. Juno (Hera) costumava banhar-se nela por este motivo todos os anos.

Caos - Espaço aberto, rude e informe, à espera de ser organizado. Nesse espaço suegiu a Terra (Gaia), Terras Infernais (Érebo), a Noite (Nix) e o Amor (Eros). Amor (Eros), representando a ordem, lentamente uniu as forças do universo, organizando-as.

Cárites - Nome grego das Graças (ver Graças)

Caronte - Filho das Terras infernais (Érebo) e da Noite (Nix). Divindade infernal cuja função era fazer as almas dos mortos atravessarem o Aqueronte, rio que as separava dos Infernos. Só recebia as almas daqueles que haviam sepultados e exigia-lhes pagamento para a travessia. As almas que não levavam o óbolo ou não haviam sido sepultadas teriam que ficar às margens do Aqueronte ou de Cocito chorando por toda a eternidade (ou por cem anos, segunda outra versão). Não podia transportar um ser vivo, só transportou Enéias porque levava um ramo de outro à Prosérpina, e Hércules porque este o espancou ante a recusa.

Cassiopéia - Esposa de Cefeu, rei da Etiópia. Com seu marido teve Andrômeda. Dizendo que sua filha era mais bela que as Nereidas, gerou a ira de Netuno (Poseidon) que enviou um monstro marinho para devastar o país.

Cáucaso - Pastor do monte Nifates. Foi morto por Saturno (Cronos). Em sua homenagem, Júpiter (Zeus) deu o nome de Cáucaso à montanha antes chamada "Montanha de Bóreas". No alto do Cáucaso, Prometeu foi supliciado.

Cavalo de Tróia - Cavalo oco de madeira por meio do qual os Gregos conseguiram penetrar em Tróia, cidade que resistiu ao assédio durante dez anos. Construindo-o por conselho de Minerva (Atena), em seu interior esconderam um grande número de guerreiros. Deixaram-no junto às muralhas da cidade e fingiram partir. Persuadidos por Sínon, que se fazia passar por desertor Grego, os Troianos trouxeram o cavalo para dentro da cidade. À noite, os gregos saíram de seu interior, e saquearam e incendiaram Tróia.

Cecrope - Rei mítico da Ática. Quando Atenas foi fundada, Cecrope foi escolhido como árbitro entre a escolha do Deus protetor da cidade e acabou por escolher Minerva (Atena).

Cefeu - Filho de Belo, rei da Etiópia. Esposou Cassiopéia com quem teve Andrômeda. Após sua morte foi colocado entre os astros.

Centauros - Filhos de Centauro e uma égua. Seres com busto de homem e corpo de cavalo. Eram brutos e violentos, apenas Quirão e Folo não possuíam este caráter turbulento, sendo hospitaleiros, bons e sábios.

Cérbero - Filho de Tifão e Equidna, era um cão de três cabeças e cauda de serpente. Guardião dos infernos, ficava do outro lado do Aqueronte, impedindo que qualquer ser vivo penetrasse no inferno, ou qualquer morto saísse.

Cerinita - Cerva morta por Diana (Ártemis).

Ceres (Deméter) - Filha de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia), é a Deusa da vegetação e da terra, personificando a terra nutritiva. Era responsável pelas colheitas.

Céu (Urano) - Filho e esposo da Terra (Gaia), com ela teve os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Ver Terra p/ mais.

Cibele (Réia) - Uma das Titânias, casou-se com seu irmão Saturno (Cronos) com quem teve os Deuses Olímpicos.

Ciclopes - Gigantes de um olho só. Eram de quatro espécie : os uranianos, filhos da Terra (Gaia) e Céu (Urano), com enorme habilidade manual; os ferreiros, que mais tarde trabalhariam com Vulcano (Hefestos); os construtores, a quem se atribuia as construções primitivas; e os pastores, gigantes brutais que possuiam rebanhos e devoravam humanos que se aventurassem por suas terras. O mais temível Cíclope foi Polifemo, um Ciclope pastor, derrotado mais tarde por Ulisses.

Cicno - Filho de Marte (Ares) e Pelópia, Atacava e matava os viajantes e oferecia os restos à Marte (Ares). Foi morto por Hércules (Héracles), incitado por Apolo pois a maioria dos viajantes eram peregrinos para seu templo.

Clio - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Cantando a glória dos guerreiros, tornou-se patrona da História.

Cocito - Rio afluente do Aqueronte no Inferno, suas águas eram formadas pelas lágrimas dos culpados.

Cronos - Nome grego de Saturno (ver Saturno)

Curetes - Filhos de Soco e Combre, impediram que Saturno (Cronos) ouvisse o choro de Júpiter (Zeus), quando criança, a pedido de Cibele (Réia). Mais tarde, por ordem de Juno (Hera), raptaram Épafo, filho de Júpiter (Zeus) e IO. O Deus, irritado, fulminou-os.

Dafne - Filha do rio Ladão e da Terra ou, segundo outra versão, de Peneu, rio da Tessália. Amada por Apolo, era insistentemente perseguida pelo deus. Um dia, quando estava prestes a ser apanhada, suplicou piedade aos imortais. Estes transformaram-na em um loureiro (dafne, em grego), árvore consagrada a Apolo.

Dânae - Filha do rei Acrísio, de Argos, e de Eurídice. Um oráculo predissera que um filho seu mataria Acrísio e ela foi trancada numa torre. Júpiter (Zeus) encontrou-a e com ela teve Perseu que mais tarde, em um acidente, matou o avô.

Dédalo - Pai de Ícaro, inventou a asa que os salvou do labirinto do minotauro.

Dejanira - Segunda esposa de Hércules (Héracles), dada à ele por Meléagro quando da visita de Hércules (Héracles) ao inferno em um de seus trabalhos.

Delos - Ver Astéria

Deméter - Nome grego de Ceres (ver Ceres)

Diana (Ártemis) - Filha de Júpiter (Zeus) e Latona (Leto), é a Deusa caçadora, acompanhava-a sempre um séquito de sessenta Oceânidas e vinte ninfas. Vingadora, atingia qualquer um que insultava sua mãe ou qualquer um que amasse.

Díctis - Irmão de Polidectes, tirano da ilha de Serifo, salvou Perseu e Dânae do cofre em que estavam presos no mar e, como recompensa, mais tarde recebeu o trono de Serifo quando Perseu matou o tirano Polidectes.

Diomedes - Filho de Marte (Ares) e Pirene, possuia 4 cavalos que alimentava com a carne humana de qualquer forasteiro de seu reino. Hércules (Héracles), em um de seus trabalhos, matou-o e domou os cavalos.

Dioniso - Nome grego de Baco (ver Baco)

Discórdia (Éris) - Filha da Noite (Nix), gerou vários seres malfazejos como a Cobiça, o Tormento e a Negligência.

Dóris - Filha de Oceano e Tétis. Possuia a habilidade da profecia, característica de todas as divindades marinhas. Esposou Nereu, com quem teve cinquenta filhas, as Nereidas, das quais destacam-se Tétis e Anfitrite

Éaco - Filho de Júpiter e da ninfa Egina, era considerado o mais piedoso dos gregos. Após sua morte tornou-se um dos juízes dos Infernos

Elísios - ver Campos Elísios

Éolo - Rei dos ventos, filho de Netuno (Poseidon) e Arne. É responsável pela guarda dos ventos.

Eos - Nome grego de Aurora (ver Aurora)

Epimeteu - Filho de Iápeto e Clímene. Casou-se com Pandora, enviada pelos deuses para destruir a humanidade. Com ela teve Pirra.

Érato - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Presidia a poesia Lírica.

Érebo - Nome grego das Terras Infernais (ver Terras Infernais)

Erimanto - Monte e floresta da Arcádia, onde vivia o monstruoso Javali que Hércules (Héracles) eliminou em um de seus trabalhos.

Erínias - Nome grego das Fúrias (ver Fúrias)

Éris - Nome grego de Discórdia (ver Discórdia)

Eros - Nome grego de Amor (ver Amor)

Esteno - Uma das Górgonas, filha de Fórcis e Ceto.

Estige - Filha de Oceano e Tétis, ajudou Júpiter em sua batalha contra os Gigantes. Teve quatro filhos com Palas : Zelo, Vitória (Nike), Violência (Bia) e Poder (Cratos). Ao morrer foi transformada em um dos rios dos infernos - quem fizesse um juramento por suas águas tinha que cumprir, ou sofreria amplas penas pelos Deuses.

Estinfalo - Lago na Arcádia, onde Hércules cumpriu um de seus trabalhos.

Éter - Filho da Noite (Nix) e irmão de Dia (Hemera), representa o céu superior.

Eufrosina - Uma das três Graças, filha de Júpiter (Zeus) e Eurínome.

Euríale - Uma das Górgonas, filha de Fórcis e Ceto.

Eurínome - Filha de Oceano e Tétis, amada por Júpiter (Zeus), gerou as Graças e o deus fluvial Asopo.

Euristeu - Filho de Estênelo e Nicipe. Como Júpiter (Zeus) declarou que o primeiro descendente Perseida (de Perseu) seria rei, Juno (Hera) atrazou a gestação de Hércules (Héracles), filho de Júpiter (Zeus) e adiantou a de Euristeu - fazendo-o assim rei. Para atrapalhar mais a vida de Hércules, ela o fez ter um acesso de loucura e matar os filhos. Por isso, ele foi obrigado por um horáculo a se submeter a Euristeu e fazer os 12 trabalhos.

Euro - Um dos quatro ventos, filho de Aurora (Eos) e Astreu. Representa o vento do Sudoeste.

<>Europa - Filha de Agenor e Telefassa. Brincava em uma praia quando Júpiter (Zeus) e dela enamorou-se. Metamorfoseando-se num touro branco, ajoelhou-se aos pés da jovem, que não resistiu a tentação de montá-lo. Imediatamente, Júpiter (Zeus) mergulhou no mar. Chegando em Creta, uniu-se a Europa e com ela gerou três filhos : Minos, Radamanto e Sarpedão. Mais tarde, a jovem casou-se com Astério, que adotou os filhos. Após sua morte, recebeu honras divinas.

Euterpe - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Musa da música. 

Flegetone - "Rio de fogo", um dos rios do inferno, unindo-se ao Cocito, formava o Aqueronte 

Fúrias (Erínias) - Filhas do sangue derramado por Saturno (Cronos) e da Terra (Gaia), eram forças misteriosas que desconheciam a autoridade dos seres olímpicos. O Próprio Júpiter (Zeus) devia obedecer-lhes. São três : Alecto, Tisífone e Megera. Vingadoras dos crimes, perseguiam sua vítima torturando-a de todas as maneiras, até enlouquecê-la. As vezes as Fúrias (Erínias) enviavam punições coletivas à uma região inteira, como epidemias e tempestades. Castigavam principalmente o homicídio e os crimes contra a família.

Gaia - Nome grego de Terra (ver Terra)

Gerião - Gigante, filho de Crisaor e Calírroe. Possuia três cabeças e corpo tríplice até os quadris. Foi morto por Hércules (Héracles) em um de seus 12 trabalhos.

Gigantes - Filhos da Terra (Gaia) e do sangue derramado por Céu (Urano) quando este teve os testículos cortados por Saturno (Cronos), eram seres enormes, barbados e com cauda de serpente. Revoltaram-se contra os Deuses do Olímpo quando estes eliminaram os Titãs.

Graças (Cárites) - Filhas de Júpiter (Zeus) e Eurínome, são três : Aglaia, Eufrosina e Talia. Personificam a beleza e o encanto. Encarregadas de espalhar alegria na natureza, no coração dos homens e entre os Deuses. Costuma estar no Olimpo, junto às Musas, com quem as vezes fazem coros.

Gréias - "Mulheres velhas", filhas de Fórcis e Ceto, eram três : Dino, Enio e Péfredo. Já nasceram velhas e possuiam, juntas, apenas um dente e um olho, que usavam alternadamente para vigiar o caminho para a caverna das Górgonas, suas irmãs. Quando Perseu estava a procura de Medusa para matá-la, apoderou-se do olho das Gréias e só devolveu quando estas lhe informaram como matar Medusa e onde esta se encontrava. 

Górgonas - Filhas de Fórcis e Ceto, eram três : Esteno, Euríale e Medusa. Seres monstruosos, possuiam cabeça enorme e cabeleira de serpentes, dentes longos e agudos, mãos de bronze e asas de ouro. Seus olhos eram faiscantes e quem ousasse fixá-los era petrificado.

Hades - Nome grego de Plutão (ver Plutão)

Hécate - Filha de Perses e Astéria. Tão poderosa no céu como na terra, Hécate concedia aos homens a prosperidade materia, o dom da eloquência nas assembleías políticas, a vitória nas batalhas e nos jogos. Promovia o aumento da pesca e dos rebanhos. Presidia a magia e os encantamentos, ligada ao mundo dos mortos.

Hecatônquiros - Filhos de Terra (Gaia) e Céu (Urano), são três : Coto, Giges e Briareu. Gigantes dotados de cem braços e cinquênta cabeças, pertenciam à geração dos Ciclopes e, com eles, ajudaram Júpiter (Zeus) e os Olímpicos na batalha contra os Titãs.

Hefestos - Nome grego de Vulcano (ver Vulcano)

Helena - Filha de Júpiter (Zeus) e Leda, foi rapitada quando menina por Teseu e levada para Ática, mas seus irmãos, os Dióscuros, libertáram-na. Seu pai mortal, Tíndaro, fez com que todos jurassem que quem quer que Helena escolhesse como marido seria respeitado e ajudado, e assim ela escolheu Menelau. Quando Páris escolheu Vênus (Afrodite) como a mais bela , Vênus (Afrodite) fê-la apaixonar-se por Páris, que raptou-a levando-a para Tróia e assim gerando a guerra de Tróia.

Hélios - Nome grego de Sol (ver Sol)

Hera - Nome grego de Juno (ver Juno)

Héracles - Nome grego de Hércules (ver Hércules)

Hércules (Héracles) - Filho de Júpiter (Zeus) e Alcmena, foi um dos maiores heróis gregos.

Hermafrodito - Filho de Mercúrio (Hermes) e Vênus (Afrodite), de onde leva o nome (Hermes + Afrodite). Foi unido com Salmácia, contra sua vontade, tornando-se um ser com os dois sexos. 

Hermes - Nome grego de Mercúrio (ver Mercúrio)

Héstia - Nome grego de Vesta (ver Vesta)

Hespérides - Filhas da Noite (Nix), são três : Egle, Erítia e Hesperaretusa. Sua função era manter e proteger o jardim onde Juno (Hera) guardou os pomos de ouro que ganhara da Terra (Gaia) como presente de casamento. As Leis divinas dizem que os frutos do jardim das Hespérides não devem deixar o jardim, sob pena de punição dos deuses.

Hipérion - Um dos Titãs, teve com sua irmã Téia as divindades siderais : Sol (Hélios), Lua (Selene) e Aurora (Eos).

Hipólita - Uma das muitas rainhas das Amazonas, foi morta por Hércules (Héracles) quando Juno (Hera) enganou as Amazonas, fazendo-as pensar que Hércules (Héracles) tinha más intenções ao visitar o reino das Amazonas (na verdade, ele realmente queria roubar o cinto de Hipólita, mas não ferí-la, sendo esta um de seus 12 trabalhos). 

Ícaro - Filho de Dédalo e uma escrava de Minos, fugiu com o pai do labirinto do Minotauro usando asas inventadas pelo pai. Esquecendo da recomendação de não voar alto para não derreter a cera que colava suas asas, caiu no mar. 

Infernos - O Reino de Plutão (Hades) e Prosérpina (Perséfone) -

Io - Filha do Deus-rio Ínaco e de Mélia. Depois de ser perseguida por Juno (Hera), Júpiter (Zeus) enviou-a ao Egito para acalmar Juno (Hera). Io foi adorada entre os Egípsios com o nome de Ísis. 

Iolau - Filho de Íficles e Automedusa. Sobrinho e companheiro de Hércules (Héracles) em muitas de suas aventuras. 

Íris - Filha de Taumante e da Oceânida Electra, simboliza a ligação entre a Terra (Gaia) e o Céu (Urano).

Ixião - Filho de Flégias, teve Centauro com Néfele, a mulher nuvem.

Juno (Hera) - Filha de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia), é a raina do Olímpo, casada com Júpiter. Foi responsável por grande parte da elaboração de tarefas para Hércules , a quem odiava por este ser filho de seu marido infiel. Mais tarde, no entanto, perdoaria-o diante de sua coragem e força, e trataria-o como um filho.

Júpiter (Zeus) - Filho de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia), foi o primeiro filho de Cibele (Réia) a ser poupado do pai, que devorava os filhos. Depois de crescer em Creta, libertou os irmãos que estavam no interior de Saturno (Cronos) e tomou o poder do Olímpo tornando-se o Deus dos deuses. 

Ladão - Deus-rio da Arcádia, filho de Oceano e Tétis.

Latona (Leto) - Filha de Ceo e Febe. Com Júpiter (Zeus) teve Apolo e Diana (Ártemis).

Lemnos - Ilha no mar Egeu, é o local onde Vulcano (Hefestos) caiu quando foi atirado do Olimpo. Fundou ali seu reino.

Lerna - Região da Argólida, onde vivia a hidra que Hércules matou em seu segundo trabalho. 

Lete - Rio dos infernos, suas águas faziam os mortos esquecer todo o passado .

Leto - Nome grego de Latona (ver Latona)

Lua (Selene) - Filha de Hipérion e Téia, percorre toda noite, pouco depois do carro de seu irmão Sol, o céu, em seu carro de prata puxado por dois cavalos.

Maia - Filha de Atlas e Plêione, teve com Júpiter (Zeus), no monte Cilene, Mercúrio (Hermes)  Perseguida por Juno (Hera), só encontrou descanço quando Júpiter (Zeus) a transformou em um astro.

Marte (Ares) - Filho de Júpiter (Zeus) e Juno (Hera), deus da Guerra. 

Mársias - Sátiro natural da Frigia que competiu com Apolo na disputa do domínio sobre as artes. Perdeu para o Deus, em grande parte porque seu instrumento, a flauta, estava amaldiçoada por Minerva (Atena)

Medusa - Uma das Górgonas, Também era chamada simplesmente de Górgona. Filhas de Fórcis e Ceto, era temida até pelos Deuses, exceto por Netuno (Poseidon) que chegou a ter um filho com ela. Foi morta por Perseu a mando de Polidectes. 

Mégara - Primeira esposa de Hércules (Héracles), seus filhos foram mortos pelo marido em um acesso de loucura - para redimir-se deste ato foi aconselhado a fazer os 12 trabalhos. 

Melpômene - Uma das nove Muses, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Presidia o Canto, a harmonia musical e a tragédia. Unida com Aquelôo, teve as Sereias. 

Menelau - Filho de Plístenes e Aeropa, casou-se com Helena tendo ela escolhido-o como marido. Quando Páris raptou Helena levando-a à Troia, Menelau tornou-se um dos principais heróis da guerra sendo um dos homens dentro do cavalo de Tróia. (ver cavalo de Tróia)

Mercúrio (Hermes) - Filho de Júpiter (Hera) e Maia, dotado de extrema inteligência, Júpiter (Zeus) o tornaria seu emissário e conselheiro. Salvou Júpiter (Zeus) de Tifão (Ver Tifão), matou Argo ( para salvar IO a mando de Júpiter, e muitas outras aventuras.

Métis - Nome grego de Prudência (ver Prudência)

Minerva (Atena) - Filha de Júpiter (Zeus) e de Prudência (Métis), era a Deusa da sabedoria e inteligência, tornando-se a conselheira dos Deuses. 

Minos - Filho de Júpiter (Zeus) e Europa, era o Rei de Creta. Quando seus irmãos contestaram essa herança, ele afirmou ser enviado por Júpiter (Zeus) e para provar mostrou que qualquer pedido seu feito aos Deuses era atendido . Teve várias amantes. Para vingar-se da morte do filho, causada pelo rei Egeu, de Atenas, Minos impôs um tributo de sete moças e sete rapazes, que eram devorados pelo Minotauro . Ao morrer, foi colocado como um dos Juíses dos infernos, ao lado de Radamanto e Éaco 

Minotauro - Monstro de torso de homem e cabeça e corpo de touro, ficava em um labirinto em Creta onde devorava anualmente sete moças e sete rapazes atenienses como tributo imposto por Minos, rei de Creta. Foi morto por Teseu. 

Moiras - Nome grego de Parcas (ver Parcas)

Moscardos - Insetos gigantes enviados por Juno (Hera) para atrapalhar Hércules (Héracles) em um dos 12 trabalhos. 

Musas - As nove filhas de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Eram nove : Calíope, Clio, Érato, Euterpe, Melpômene, Polímnia, Talia, Terpsícore e Urânia -

Néfele - Nuvem mágica a qual Júpiter (Zeus) deu a forma de Juno (Hera) para enganar e punir Ixião.

Nereidas - Designação coletiva das cinquenta filhas de Dóris e Nereu, personificam os fenômenos marinhos. Habitavam o palácio com seu pai Nereu, no fundo do mar. As mais importantes foram Anfitrite (esposa de Netuno (Poseidon)) e Tétis (esposa de Peleu).

Nereu - Filho do Mar e da Terra (Gaia). Esposou a Oceânida Dóris, com quem teve as Nereidas, Seu império estendia-se particularmente sobre o mar Egeu, em cujo fundo habitava um luminoso palácio.

Nesso - Filho de Ixião e Néfele, participou da luta entre Folo e Hércules (Héracles). Sendo banido pelo herói, prometeu vingar-se. Quando Hércules (Héracles) deixou Dejanira, deu uma poção à esta promentendo que, se ela derramasse em uma roupa de Hércules (Héracles) este iria apaixonar-se por ela novamente - na verdade era um veneno fatal, que veio a matar Hércules (Héracles), que foi recebido com entusiasmo no Olimpo.

Netuno (Poseidon) - Irmão de Júpiter(Zeus), filho de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia). Na partilha do mundo entre os Deuses Olímpicos depois da vitória sobre os Titãs , recebeu o domínio dos Mares, antes pertencente ao Titã Oceano. Depois de muitas aventuras amorosas, finalmente casou-se com a nereida Anfitrite . Sua arma mais conhecida é o Tridente mágico, que ao tocar a terra pode fazer qualquer coisa.

Nix - Nome grego de Noite (ver Noite)

Noite (Nix) - Surgindo do Caos, cobre a terra em ciclos com sua filha Dia (Hemera). Sua Genealogia é muito discutida entre os poetas.

Noto - Um dos quatro ventos, filho de Aurora (Eos) e Astreu. Representa o vento do sul.

Oceânidas - Três mil ninfas do mar, filhas de Oceano e Tétis. Representam o mar e suas características.

Oceano - Personificação da água que envolve o mundo, um dos Titãs. Governava os mares até ser retirado do poder quando os Olímpicos venceram os Titãs - Netuno (Poseidon) passou a ser o rei dos mares. Mas Oceano ainda continuou sendo respeitado e lembrado.

Ortígia - Ver Astéria

Ortro - Monstro filho de Tifão e Equidna. Era um cão de duas cabeças que guardava os bois de Gerião. Foi morto por Hércules (Héracles) em um de seus 12 trabalhos.

- "Tudo", filho de Mercúrio (Hermes) e de Driopéia. É um ser meio homem, meio animal, com torso humano, coberto de pelos negros, e cabeça e pés de bode. Gostava de assustar os homens com suas aparições bruscas, o que deu origem ao termo "Pânico" (Terror pânico).

Pandora - "Aquela que tem todos os dons", criada pelos deuses sob ordem de Júpiter (Zeus) para punir a raça humana por ter roubado o fogo dos deuses. A divindades dotaram-na de beleza, graça, audácia, força, persuasão e habilidade manual, de modo a conquistar e atrapalhar os homens. Júpiter (Zeus) entregou-lhe uma caixa contendo todos os males existentes e enviou-a à terra seduzir os mortais e levá-los a perdição.

Parcas (Moiras) - Filhas de Júpiter (Zeus) e Têmis, personificam o destino. Eram três : Cloto, a fiandeira, tecia o fio da vida de todos os homens, do nascimento à morte; Láquesis, a fixadora, determinava-lhe o tamanho e enrolava o fio, estabelecendo a qualidade de vida que cabia a cada um; e Átropos, a irremovível, cortava o fio quando a vida que representava chegava ao fim.

Páris - Filho de Príamo e Hécuba. Escolheu Vênus (Afrodite) como a mais bela deusa em uma competição.

Parnaso, monte - Monte na Fócida, considerada a morada das Musas e de Apolo. Era um local privilegiado, onde poetas e músicos buscavam inspiração. De uma de suas grutas saia a célebre fonte Castália

Peleu - Filho de Éaco, rei dos Mirmidões, e de Endeis. De sua união com Tétis, nasceu Aquiles.

Perséfone - Nome grego de Prosérpina (ver Prosérpina)

Perseu - Herói, filho de Dânae e Júpiter (Zeus). Matou a Medusa e com sua cabeça eliminou, petrificando, muito de seus inimigos. Salvou Andrômeda de um monstro marinho e mais tarde tornou-se rei.

Prometeu - Filho de Iápeto e Climene, permanesceu neutro durante a guerra entre os Titãs e os Olímpicos mas, quando percebeu que os Olímpicos venceriam, ofereceu sua ajuda à eles sendo assim recebido no Olimpo. Foi encarregado por Júpiter (Zeus) de criar um ser diferente dos animais e assim criou o Homem. Em um banquete entre os mortais recém criados e Júpiter (Zeus), Prometeu enganou Júpiter (Zeus) dando a carne para os mortais e os ossos, disfarçados sob gordura, para os Deuses. Como punição, Júpiter (Zeus) escondeu o fogo dos mortais, último elemento que lhes faltava para criar a civilização. Mais tarde Prometeu roubaria o fogo dos deuses e daria para os mortais.

Plutão (Hades) - Irmão de Júpiter(Zeus), filho de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia). Na partilha do mundo entre os Deuses Olímpicos depois da vitória sobre os Titãs , recebeu o domínio dos infernos. Era assistido por várias divindades auxiliares : Hécate, as Fúrias (Erínias), as Parcas (Moiras), as Harpias, a Morte (Tánatos) , o Sono (Hipnos) e as Górgonas. Presidia o tribunal composto por Minos, Éaco e Radamanto, destinado a julgar os mortos. . Casou-se com Prosérpina, depois de obrigá-la a passar um terço de sua vida no Inferno ao dar à ela uma fruta infernal.

Pluto - Nome grego de Riqueza (ver Riqueza)

Polidectes - Com seu irmão Dictis estabeleceu-se na ilha de Serifo, da qual se tornou rei.

Polímnia - "Muitos hinos". Uma das nove muses, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Musa que presidia a oratória.

Porfirião - Um dos gigantes, filho de Terra (Gaia) e Céu (Urano). Foi morto na guerra contra os Olímpicos, sendo flechado por Hércules e atingido por um Raio de Júpiter (Zeus) - uma vez que era necessário ser ferido por um mortal e um imortal para ser morto.

Poseidon - Nome grego de Netuno (ver Netuno)

Prosérpina (Perséfone) - Filha de Ceres (Deméter) e Júpiter (Zeus), foi raptada por Plutão (Hades) que apaixonou-se por ela e a carregou para os Infernos. Em um truque, ele fê-la comer uma fruta do inferno, o que a obriga a passar pelo menos um terço da vida lá, obrigando-a assim a casar-se com ele e tornando-a assim a rainha dos infernos.

Prudência (Métis) - Filha do Oceano e de Tétis, foi a primeira amante de Júpiter (Zeus). Ela ofereceu ao amante a poção mágica graças a qual Saturno (Cronos) restituiu os filhos que engolira. Mais tarde, grávida de Júpiter (Zeus), foi engolida pelo amante pois Terra (Gaia) havia previsto que o próximo filho de Prudência (Métis) destronaria o pai. Ao terminar a gestação, dentro de Júpiter, teve Minerva (Atena), que saiu da cabeça de Júpiter (Zeus), aberta com um machado por Vulcano (Hefestos).

Psiquê - Nome grego de Alma (ver Alma)

Queres - Filhas da Noite (Nix), eram seres negros alados, com grandes dentes e agudas unhas. Iam de encontro aos moribundos aterrorizar-lhes a alma e debilitar-lhes o corpo.

Radamanto - Herói cretense, filho de Júpiter (Zeus) e Europa. Após sua morte tornou-se um dos juízes dos infernos.

Réia - Nome grego de Cibele (ver Cibele)

Riqueza (Pluto) - Filho de Ceres (Deméter) e Iasião, representa a riqueza e abundância.

Salmácia - Ninfa da Cária, apaixonada por Hermafrodito, obteve dos deuses o privilégio de permanecer para sempre unida ao amado.

Saturno (Cronos) - Um dos Titãs, destronou o pai Céu (Urano) do comando do univeso e, mais tarde, foi derrotado e enviado ao Tártaro por Júpiter e os Olímpicos.

Selene - Nome grego de Lua (ver Lua)

Sêmele - Mãe de Baco (Dioniso). Foi morta ao ser exposta à Júpiter (Zeus) e toda sua luz. Baco (Dioniso) foi buscá-la no inferno, trocou seu nome para Tione e colocou sua mãe no Olímpo.

Siringe - Ninfa da arcádia, amada por Pã -

Sol (Hélios) - Filho de Téia e Hipérion, era tão belo que seus irmãos Titãs o mataram de ódio. Os Deuses lhe deram a imortalidade e o carro solar, Carro flamejante conduzido por cavalos de Ouro. Mais tarde, Sol (Hélios) daria a tarefa de percorrer o céu com seu carro à Apolo

Talia (1) - Uma das três Graças, filha de Júpiter (Zeus) e Eurínome.

Talia (2) - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine), presidia a comédia e a poesia )

Tártaro - Local onde os criminosos (julgados pelo tribunal do inferno, ) ficavam. Era um local tenebroso, cercado por uma muralha tripla de bronze e o rio Flegetone. Sua entrada era protegida por uma Torre e a Fúria (Erínia) Tisífone.

Téia - Uma dos Titanias, teve com seu irmão Hipérion as divindades siderais : Sol (Hélios), Lua (Selene) e Aurora (Eos).

Teseu - Um dos maiores heróis gregos, filho de Etra e Egeu, uma de suas maiores façanhas foi matar o Minotauro.

Terpsícore - Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Presidia a dança, os coros dramáticos e a poesia lírica.

Terra (Gaia) - Surgiu do Caos. Sem princípio masculino gerou o Céu (Urano), as Montanhas e o Mar (Ponto). Unida ao Céu (Urano) teve os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Cançada do Céu, que vinha diáriamente lhe fecundar, forneceu à seu filho Titã Saturno (Cronos) a foice com que este cortou os Testículos do pai - do sangue derramado nasceram as Fúrias (Erínias) e os Gigantes. Dos testículos lançados ao mar nasceu Vênus (Afrodite). Com Mar (Ponto) teve Nereu, Taumante, Fórcis, Ceto e Euríbia. É tida como a grande mãe do Universo e dos Deuses.

Terras Infernais (Érebo) - Filho do Caos, representa toda a região infernal. De sua união com a Noite (Nix), nasceram o Éter e o Dia (Hemera).

Tétis (1) - Uma das Titânias, filha do Céu (Urano) e da Terra (Gaia), esposou Oceano e teve três mil rios e três mil Oceânidas. Personifica a fecundidade da água. Durante a luta Olímpica, Cibele (Réia) confiou-lhe a guarda de Juno (Hera) ainda menina.

Tétis (2) - Uma das Nereidas, filhas de Nereu e Dóris, Foi criada por Juno (Hera), a quem dedicava grande amizade. Criou Vulcano (Hefestos) quando este foi precipitado do Olimpo por Juno (Hera). Casou-se com Peleu e com ele teve sete filhos, entre eles Aquiles.

Tifão - Filho de Juno (Hera) . Com Equidna, teve Ortro, a Hidra de Lerna, a Quimera e Cérbero - todos monstros - Tifão era maior que as montanhas, tocava as estrelas. Seus braços abertos iam do Ocidente ao Oriente. Seu corpo era coberto de plumas e, da cintura para baixo, rodeado de serpentes. Possuia cem cabeças de dragão. Quando Júpiter eliminou os Gigantes , Terra (Gaia) enviou-o para eliminar os Deuses Olímpicos. Todos, exceto Júpiter (Zeus) e Minerva (Atena) ficaram no Olimpo para defendê-lo, enquanto os demais Deuses fugiram de medo. Ferindo Júpiter (Zeus) gravemente, prendeu-o numa caverna e cortou-lhe os Tendões, enviando-os para Delfina. Usando de muitos artifícios, Mercúrio (Hermes) e Pã conseguiram vencer Delfina e retornar os tendões de Júpiter (Zeus). Depois de amplo combate, Tifão foi derrotado e enterrado no monte Etna. Vulcano colocou-lhe sobre suas cabeças pesadas bigornas, impedindo-o de libertar-se. Esta foi a única vez que Júpiter (Zeus) chegou perto da derrota.

Titânias - Filhas da Terra (Gaia) e Céu (Urano) - ver Titãs.

Titãs - Filhos de Terra (Gaia) e Céu (Urano) : Ceo, Crio, Saturno (Cronos), Hipérion, Iápeto, Oceano, Téia, Cibele (Réia), Justiça (Têmis), Memória (Mnemósine), Febe e Tétis. Logo que nasciam, eram encerrados no Tártaro por seu Pai, junto com seus irmãos Ciclopes e Hecatônquiros. Quanto Saturno (Cronos) destronou o pai, libertou apenas seus irmãos Titãs. Mais tarde, os Ciclopes e Hecatônquiros seriam libertados pos Júpiter (Zeus) para ajudá-lo em guerra contra os Titãs e, ao vencê-los, os Titãs foram presos no Tártaro (exceto as Titânias, que foram deixadas livres).

Urânia - "A celeste". Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Presidia a astronomia e as ciências exatas em geral. Unindo-se à Apolo, teve Orfeu, Lino e Himeneu.

Urano - Nome grego de Céu (ver Céu)

Ventos - Filhos de Aurora (Eos) e Austro, são 4 : Bóreas ou Setentrião, Zéfiro ou Favônio, Euro ou Vulturno e Noto ou Austro; segundo diferentes versões.

Vênus (Afrodite) - Deusa do Amor e da Beleza, nascida do sêmen do Céu (Urano) ao ser mutilado por seu filho Saturno (Cronos) . Logo após seu nascimento, foi levada pelos Ventos para a ilha de Citera, ao sul do Peloponeso, e depois para Chipre. Ali as Horas acolheram-na, adornaram-na com belas vestes e jóias, e conduziram-na para o Olimpo.

Vesta (Héstia) - Deusa da família, filha de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia). Nunca casou-se ou teve amantes.

Via Láctea - "Caminho de leite". Via que conduzia ao palácio de Júpiter (Zeus). Quando Juno (Hera) amamentava Hércules (Héracles), este a feriu, ao sugar-lhe violentamente o seio. A deusa repeliu o bebê, e o leite que então escorreu formou a Via Láctea.

Volúpia - Filha de Amor (Eros) e de Alma (Psiquê), personifica o prazer, sob todas as formas.

Vulcano (Hefestos) - Filho de Júpiter (Zeus) e Juno (Hera), era tão horrível que foi atirado por sua mãe ao mar . Quando resceu tornou-se o Deus do fogo e da ferraria. Casou-se com Vênus (Afrodite), dada a ele em troca da liberdade de Juno (Hera) no evento do trono de ouro .

Zéfiro - Um dos quatro ventos, filho de Aurora (Eos) e Astreu. Representa o vento do Oeste.

Zeus - Nome grego de Júpiter (ver Júpiter)
Compartilhar no Facebook
 
Copie o texto abaixo e cole na sua linha do tempo ou na do seu amigo.